Quién es Steve Wozniak y su actualidad profesional

A pesar de ser cofundador de Apple, Steve Wozniak optou por se afastar do estrelato e das pressões do mundo dos negócios. Essa decisão o levou a vender suas ações na empresa, o que o exclui da lista das pessoas mais ricas do planeta.

Para Wozniak, que sempre se considerou uma pessoa feliz, o dinheiro não era o foco. Ele preferiu viver uma vida mais simples, sem as armadilhas da ambição desenfreada e da busca constante por riqueza.

Quem é Steve Wozniak

Steve Wozniak é reconhecido mundialmente por ter fundado a Apple junto com Steve Jobs. Ele é creditado por criar o primeiro computador pessoal da história. Nascido em 11 de agosto de 1950, em San José, Califórnia, é filho de Margaret Louise Kern e Francis Jacob Wozniak. Seu pai era engenheiro na Lockheed, uma gigante do setor aeroespacial.

Com apenas 21 anos, em 1971, um amigo chamado Bill Fernández o apresentou a Steve Jobs. Naquela época, Wozniak ainda estava no ensino médio e cursava a Universidade da Califórnia em Berkeley. Ele teve que deixar a faculdade para trabalhar em uma empresa de tecnologia. Porém, aproveitava o tempo livre para colaborar com outros entusiastas da informática no Clube Homebrew Computer, em Palo Alto.

Nesse mesmo período, Jobs trabalhava na mesma empresa e conseguiu convencer Wozniak a projetar um computador para o mercado. Em 1976, ele construiu seu próprio computador, utilizando microprocessadores acessíveis e vários chips de memória. Esse protótipo foi desenvolvido na garagem da família Jobs. Enquanto isso, Jobs cuidava da parte comercial, e, com isso, surgiu o pedido de 25 máquinas de um comerciante local. Assim, no dia 1º de abril de 1976, nasceu a Apple Computer Company.

O sucesso foi estrondoso. Quando a empresa fez sua estreia na bolsa, seu valor era de 117 milhões de dólares e, apenas três anos depois, esse número saltou para 985 milhões de dólares. Contudo, em 1986, Wozniak decidiu se afastar da Apple de vez e fundou a Cloud 9, onde desenvolveu o primeiro controle remoto universal.

Por que ele vendeu suas ações da Apple?

Em um fórum, Wozniak explicou os motivos por trás da venda de suas ações. Em 1980, ele detinha cerca de 8,7% das ações da Apple. Se tivesse mantido essa participação, hoje seria um dos homens mais ricos do mundo. No entanto, ele deixou claro que nunca viveu para isso e que riqueza e poder não o motivam. Para ele, a verdadeira felicidade está em apreciar o que se tem, e não na busca insaciável por conquistas financeiras.

Wozniak contou que seu conceito de felicidade não surgiu com o sucesso financeiro, mas se formou na adolescência. Durante essa fase, ele desenvolveu várias ideias que nunca foram comercializadas, pois acreditava que a vida é sobre encontrar felicidade – e a felicidade, para ele, é feita de sorrisos.

O patrimônio atual de Steve Wozniak

Atualmente, o patrimônio de Steve Wozniak é estimado em cerca de 140 milhões de dólares. É uma quantia significativa, mesmo após a venda de suas ações da Apple.

A sua trajetória se destaca em meio a outros gênios da tecnologia porque ele não buscou ostentação. Em vez disso, uma parte considerável de sua fortuna foi direcionada para financiar museus e iniciativas culturais na cidade onde cresceu.

Botão Voltar ao topo